segunda-feira, 24 de março de 2008

A lenda da Vitória Régia



Há muitos anos, entre os habitantes de uma tribo canibal, contava-se que a Lua era um Deus que namorava as mais belas virgens índias da aldeia. Sempre que ele se escondia atrás das montanhas, levava para si as moças de sua preferência.

Uma linda jovem virgem da tribo, a guerreira Naiá, vivia sonhando com este encontro e mal podia esperar pelo grande dia que a Lua a chamasse. Os anciãos da tribo alertavam Naiá: depois de seu encontro com a sedutora Lua, as moças perdiam seu sangue e sua carne, tornando-se luz - viravam as estrelas do céu. Mas quem a impediria? Naiá queria porque queria ser levada pela Lua. À noite, cavalgava pelas montanhas atrás dela, sem nunca alcançá-la. Todas as noites eram assim, e a jovem índia definhava, sonhando com o encontro sem desistir. Não comia e nem bebia nada.Tão obcecada ficou que não havia pajé que lhe desse jeito.

Um dia, tendo parado para descansar à beira de um lago, viu em sua superfície a imagem do deus amado: a Lua refletida em suas águas. Cega de paixão, lançou-se ao fundo e se afogou. A lua, quis recompensar o sacrifício da bela jovem india , e resolveu transformá-la em uma estrela diferente,diferente de todas aquelas que brilham no céu. Transformou-a então numa "Estrela das Águas",única e perfeita, que é a planta Vitória Régia.

Assim, nasceu uma linda planta cujas flores perfumadas e brancas só abrem à noite, e ao nascer do sol ficam rosadas.

Fonte: Wikipedia

Sem comentários: